Agência Panafricana de Notícias

Maurícios chamados a mudar de modo de vida

Balaclava- ilhas Maurícias (PANA) -- O ministro maurício do Ambiente, Lormus Bundhoo, defendeu segunda-feira uma mudança do modo de consumo e produção das populações a fim de se ultrapassar o desafio da mudança climática e do desenvolvimento sustentável.
Ao abrir um atelier, no norte da ilha, sobre a finalização de um quadro para a gestão integrada das zonas costeiras, o ministro estimou ser impossível, para as ilhas Maurícias, alcançar um desenvolvimento económico sustentável se a população continuar com o mesmo modo de vida.
Ele apelou aos seus compatriotas para adoptarem uma via de desenvolvimento sustentável no quadro ambiental que potencializasse os modos de consumo e produção em detrimento de práticas ambientais não duradouras.
"A saúde pública, o ar puro, um ambiente são, a água e uma energia límpos constituem hoje enormes desafios para a nossa pequena ilha", disse Bundhoo.
O ministro estimou que os Maurícios não têm outras opções que a de redobrar de esforços para reduzir a poluição, aconselhando aos consumidores acostumarem-se com o facto de as questões ambientais serem muito importantes na sua escolha, como o preço ou a qualidade.
Bundhoo recordou as incitações no último orçamento apresentado pelo Governo em Maio passado para investimentos "verdes" e a criação de empregos "verdes".