Maurícias vacinam 60% da população contra covid-19
Port-Louis, Maurício (PANA) - O primeiro-ministro das Maurícias, Pravind Jugnauth, anunciou o lançamento, o mais rápido possível, de uma campanha de vacinação de 60 por cento da população das Maurícias contra a covid-19.
Esta campanha vai permitir a reabertura da fronteira, dinamizar a economia e permitir a vida retomar lentamente o seu curso normal.
Na sua mensagem de Ano Novo, Jugnauth disse que, como membro da COVAX, a iniciativa mundial que visa garantir o acesso rápido e equitativo às vacinas contra a covid-19 para todos os países, as Maurícias vão receber vacinas para 20 por cento de sua população.
Precisou que o Governo vai comprar vacinas de laboratórioS como Pfizer-BioNTech e Oxford-AstraZeneca.
Segundo Jugnauth, o Governo dará todo o seu apoio ao relançamento do setor turístico, que se encontra numa situação catastrófica por causa do coronavírus.
Em relação ao setor exportador, destacou que o aumento de 10 por cento registado em relação ao ano passado, no mesmo período, é um sinal de progresso.
Segundo ele, “apesar da pandemia da covid-19, foi possível gerir eficazmente a economia da ilha”.
Lembrou igualmente a assistência prestada pelo Governo a cerca de 450 mil cidadãos, nomeadamente por meio do estabelecimento do Programa de Subvenção Salarial e do Programa de assistência ao Autoemprego.
-0- PANA NA/MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 04janeiro2021