Maurícias recebem 100.000 doses de vacinas da Índia contra covid-19
Port-Louis, Maurício (PANA) – As ilhas Maurícias rececionaram, sexta-feira última, 100 mil doses de uma vacina da Índia, Covishield, contra a covid-19 (coronavírus), soube a PANA de fonte oficial no local.
Estas vacinas visam imunizar 50 mil atores principais na luta contra a doença, declarou o primeiro-ministro maurício, Pravind Jugnauth, quando rececionava os produtos transportados por um avião da Air Mauritius vindo da Índia.
Disse nessa ocasião que a campanha de vacinação, que começa, dentro em breve, vai permitir revisar as condições de entrada dos passageiros na nação insular e no setor do turismo.
“A meta é vacinar mais de 60 por cento da população para termos uma imunidade coletiva no país”, disse.
Segundo ele, Maurícias têm condições para imunizar 20 por cento da sua população com estes fármacos que o país receberá no âmbito do programa Covax.
“Entramos em contacto com os principais fabricantes de vacinas, Pfizer BioNtech, Astra Zeneca e Johnson & Johnson, para avançarmos um programa de vacinação”, acrescentou.
Além disso, um plano nacional de implantação e vacina de covid-19 foi elaborado nas ilhas Maurícias, o qual destaca a preparação, organização e coordenação da introdução da vacina, a gestão da sua cadeia de abastecimento, a prestação de serviços e a gestão de resíduos de saúde, incluindo treinos e a gestão de recursos humanos, segundo a mesma fonte.
Na reunião semanal do Conselho de Ministros de sexta-feira última, o Governo tomou nota da situação alarmante da pandemia em todo o mundo e da propagação de novas variantes do vírus.
Declarou num comunicado que, em relação às ilhas Maurícias, nenhum caso local foi registado desde a 26 de novembro de 2020.
A 22 de janeiro de 2021, 556 casos de covid-19 foram registados, segundo a fonte.
Existem atualmente 22 casos ativos importados para as ilhas Maurícias, referiu-se.
-0- PANA NA/RA/NFB/JSG/SOC/MAR/DD 24janeiro2021