Maurícias prorrogam período de confinamento até 30 de abril próximo
Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - O Governo maurício prorrogou, quinta-feira, o período de confinamento do arquipélago por um mês suplementar, ou seja, de 31 de março a 30 de abril de 2021, soube a PANA de fonte oficial.
A medida deve-se ao surto da segunda vaga do coronavírus no país, desde 5 de março de 2021, apesar da reabertura de atividades económicas suplementares desde de 1 de abril de 2021, segundo a mesma fonte.
No entanto, o procurador-geral, Maneesh Gobin, sublinhou, quarta-feira à noite na televisão nacional, que apenas algumas atividades económicas específicas estarão autorizadas a funcionar em condições sanitárias estritas.
Declarou que foram tomadas duas medidas importantes, designadamente a proibição de aglomerados públicos de pessoas e o uso constante de máscara facial no exterior das residências.
Gobin indicou que várias zonas continuarão a ser fechadas ao público até 30 de abril de 2021.
Trata-se, nomeadamente, de cinemas, parques e centros de lazeres, casas de jogos, casinos, complexos desportivos, salas sociais, centros de jovens, escritórios de cidadãos, salões de festas de casamento, feiras, mercados, praias, parques nacionais e reservas naturais.
No entanto, supermercados estarão abertos com base na ordem alfabética existente, de segunda-feira ao sábado.
No que diz respeito à zona vermelha, o procurador-geral sublinhou que a circulação de pessoas continuará restrita.
Declarou que a entrada e saída da zona vermelha devem ser autorizadas apenas para agentes de primeira linha de serviço, tais como o pessoal médico e polícias.
Além disso, todos os agentes do Governo funcionarão normalmente enquanto viajantes que recorrem ao transporte coletivo deverão respeitar medidas sanitárias estritas.
-0- PANA NA/JSG/FK/DD 1abril2021