Agência Panafricana de Notícias

Maurícias lançam programa nacional de inovação

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - O ministro maurício da Tecnologia, Comunicação e Inovação, Pravind Jugnauth, lançou, segunda-feira, um Programa Nacional de Inovação dotado dum orçamento de 125 milhões de rupias maurícias com vista a encorajar ideias inovadoras entre os jovens maurícios, constatou a PANA no local.

« Vamos também conetar a ilha a um terceiro cabo submarino de fibra ótica para aumentar a velocidade de conexão Internet a fim de estimular a competição no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)”, disse o governante maurício.

Segundo Jugnauth, este programa nacional de inovação deverá ser benéfico à economia da ilha tanto a níveis das empresas como a níveis das operadoras. “Ele concretizará a nossa vontade de reduzir a fosso digital ». disse.

No mesmo espírito de inovação, acrescentou o responsável maurício, « o Governo está a refletir sobre a construção duma segunda cibercidade, de pelo menos cinco polos tecnológicos e de « smart cities » que integrarão a economia digital e ajudará na criação de mais de 20 mil empregos ».

Lembre-se que, em Port-Louis, as TIC fazem parte dos cinco pilares económicos da ilha com um crescimento anual de sete porcento desde os últimos dois anos. Ele emprega uma dezena de milhares de pessoas.

-0- PANA NA/IS/FK/IZ 14abril 2015