Maurícias lançam plano de preparação de hospitais para Covid-19
Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) – As ilhas Maurícias lançarão um plano de preparação para os seus serviços hospitalares, para os tornar mais seguros possível para pacientes, visitantes e o pessoal médico, no quadro da luta contra o novo coronavírus.
Num comunicado divulgado quinta-feira, no termo da reunião do Conselho de Ministros, os Serviços de Informação Governamentais (GIS) deram pormenores deste Plano de Preparação, que salienta particularmente as necessidades em matéria de recrutamento de pessoal para assistir pacientes.
Segundo este plano, estoques suficientes de abastecimentos médicos e não médicos devem ser disponíveis em todos os cinco hospitais regionais.
Um controlo estrito dos pontos de entrada para o pessoal de saúde e a população será imposto para garantir que todas as pessoas que entram nos locais de hospitais usem uma máscara, utilizem um desinfetante e vão controlar a sua temperatura.
As medidas de distanciamento social serão aplicadas por todos os lados, incluindo nas salas de espera e nos guichés.
Os serviços de cuidados externos e os de emergência e de traumatologia adotarão horários de trabalho flexíveis para evitarem a contágio.
As outras medidas abrangem a prioridade dada a todas as intervenções cirúrgicas; a desinfeção dos hospitais e a limitação dos visitantes a uma pessoa por paciente nas salas.
Num outro comunicado, o ministério da Saúde e Bem Estar confirmou que o país soma 332 casos confirmados de coronavírus.
-0- PANA NA/MA/NFB/JSG/MAR/DD 01maio2020