Maurícias intensificam luta contra corrupção
Port-Louis, Maurícias (PANA) - O primeiro-ministro maurício, Pravind Jugnauth, disse na terça-feira no Parlamento que o seu Governo está empenhado em esclarecer o caso de Saint-Louis , explorando todas as vias possíveis.
Respondendo a uma pergunta individual (Private Notice Question, PNQ) do líder da oposição, Arvin Boolell sobre a alegada corrupção e práticas fraudulentas pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) no processo de licitação para o projecto de reabilitação da central elétrica de Saint-Louis, Jugnauth disse que "mantemos o nosso compromisso de intensificar a nossa luta contra a fraude e a corrupção com tolerância zero em relação áspráticas corruptas e não deixaremos nada ao acaso para chegar ao fundo deste caso".
A boa governação e integridade são a base de uma sociedade limpa e ética", disse, reiterando "o compromisso inequívoco do Governo com os princípios de disciplina, transparência, responsabilidade e governação exemplar na condução dos negócios do Governo".
Jugnauth disse que, à luz de um resumo do relatório de investigação que recebeu, em 23 de junho de 2020, já foram tomadas algumas medidas. A Central Electricity Board (CEB) remeteu o assunto para a Comissão Independente contra a Corrupção (ICAC), em 9 de junho de 2020; e o líder executivo interino da CEB foi suspenso em 12 de Junho de 2020".
Além disso, o Conselho do CEB foi dissolvido em 13 de Junho de 2020 e reconstituído em 14 de Junho de 2020.
Indicou que o Gabinete do Primeiro ministro, a 25 de Junho de 2020, transmitiu o resumo do relatório de investigação à Comissão Independente contra a Corrupção (ICAC), e que o antigo vice-primeiro ministro e ministro da Energia e Serviços Públicos, Ivan Collendavelloo, foi demitido a 25 de Junho de 2020.
-0- PANA NA/VAP/ASA/IS/DIM/IZ 01 julho2020