Maurícias escolhidas como centro de excelência de cibersegurança em África
Ebene, Maurício (PANA) – As Maurícias foram escolhidas como Centro de Excelência da União Internacional das Telecomunicações (ITU), para quatro anos, na área prioritária de segurança cibernética em África, soube a PANA terça-feira de fontes governamentais.
O ministro maurício das Tecnologias de Informação, Comunicação e Inovação, Darsanand Balgobin, declarou que este centro da UIT foi instaurado pela equipa de intervenção de emergência informática e pelo Conselho Nacional de Informática.
Sublinhou que o objetivo da UIT é partilhar a perícia, os recursos e a sabedoria em matéria de reforço das capacidades, e que o papel das Maurícias será reforçar as capacidades nacionais e regionais no domínio de cibersegurança, especialmente na África Oriental e Austral.
Balgobin sublinhou que um dos elementos fundamentais em que é preciso concentrar-se é o reforço das capacidades em matéria de segurança da informação, "que é hoje um jogo de competência e de estratégia avançadas em evolução rápida".
“O Centro de Excelência em matéria de cibersegurança vai contribuir muito para o tratamento desta questão”, declarou.
Acrescentou que há uma falta de mão de obra no domínio da cibersegurança em todo o Mundo, incluindo nas Maurícias ”.
Segundo ele, o principal objetivo do Governo é baseado na atuação da Internet mais segura e acessível.
Ao mesmo tempo, disse, o seu Ministério está a reforçar o desenvolvimento da Internet pela elaboração de estratégias e políticas apropriadas com vista a definir um ambiente seguro para todos.
Balgobin evocou também as estratégias nacionais de segurança cibernética desenvolvidas e instauradas nas Ilhas Maurícias, no quadro das quais projetos como o plano nacional de resposta à cibernética tomaram forma.
“Uma política de proteção das infraestruturas de informação críticas está em curso de finalização”, revelou.
Indicou que, até final de 2020, o seu Ministério formulou uma nova estratégia nacional de cibersegurança para garantir que a infraestrutura da rede das Maurícias seja protegida da melhor forma possível e no interesse de todos os cidadãos .
-0- PANA NA/MA/ASA/TBM/MAR/IZ 30set2020