Port Louis, Maurícias (PANA) - As ilhas Maurícias e França assinam, esta quinta-feira, um acordo no domínio da investigação científica através de um mecanismo operacional que irá promover parcerias de pesquisa entre os dois países, soube a PANA no local.
Num comunicado divulgado, em Port Louis, o Ministério maurício da Educação refere que a parceria é uma iniciativa interministerial do Governo francês para permitir que as Maurícias se juntem aos 55 países do mundo signatários da Parceria Hubert Curien (PHC), seis dos quais baseados em África, sendo três no Magrebe e três na África Subsariana (Quénia, África do Sul e Sudão).
A PHC é um programa bilateral que financia a mobilidade dos investigadores no contexto de projetos de pesquisas conjuntas cofinanciados com um parceiro estrangeiro.
Amplamente difundida e reconhecida no seio da comunidade científica francesa, a PHC tem como prioridade apoiar a criação de novas parcerias científicas entre equipas francesas e estrangeiras, incentivando a participação ativa de jovens investigadores.
"Os objetivos do Governo maurício são transformar a ilha num centro de conhecimentos, permitindo que os investigadores maurícios se juntem à comunidade científica internacional através de projetos de investigação inovadores de importância estratégica para o país", acrescenta o Ministério da Educação.
-0- PANA NA/VAO/AKA/DIM/IZ 17julho2019