Agência Panafricana de Notícias

Maurícias defendem aplicação de acordos de livre comércio em África

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) – O ministro maurício dos Negócios Estrangeiros, Integração Regional e Comércio Internacional, Arvin Boolell, deplorou quinta-feira a falta de progresso em relação à questão dos acordos de livre comércio a níveis das organizações regionais em África.

Falando durante o lançamento do relatório económico de 2014 sobre África, em Port-Louis, Boolell declarou que «os acordos de livre comércio são ainda um sonho longe de se tornar realidade em África. Nada acontece apesar dos compromissos assumidos pelos chefes de Estado no que diz respeito a um acordo continental de livre comércio até 2015 ».

Segundo o governante maurício, os conflitos em África não deverão "desencorajar uma visão positiva sobre o continente".

"Devemos ser pragmáticos. É o que as ilhas Maurícias estão a fazer apesar dos seus recursos limitados, mobilizando recursos para serem fortes em África", indicou.

Boolell insistiu que quando a questão duma política industrial dinâmica for discutida em África «é necessário ter os fundamentais macroeconómicos corretos e ver o que o continente possui em abundância e como se pode utilizar estes recursos a favor de todo o mundo ».

O relatório económico sobre África foi realizado conjuntamente pela Comissão das Nações Unidas para África (CEA) e pela Comissão da União Africana (CUA).

-0- PANA NA/TBM/FK/TON 12junho2014