Maurícias com 348 óbitos ligados ao coronavírus em novembro
Port Louis, ilhas Maurícias (PANA) - As ilhas Maurícias contabilizaram 348 óbitos ligados ao coronavírus, em novembro, segundo estatísticas oficiais anunciadas pelo ministro maurício da Saúde e Bem-estar, Kailesh Jagutpal.
Respondendo a uma pergunta do líder da oposição, Xavier-Luc Duval, no Parlamento, o ministro precisou que do total de pacientes falecidos 156 estavam totalmente vacinados, dos quais 16 com AstraZeneca, 44 com Covaxine, oito com Johnson & Johnson e 88 com Sinopharm.
O ministro indicou que o número total de óbitos registados este ano, na ilha, foi de mil 686 contra 855, em 2020.
Questionado sobre a nova variante Omicron, disse que "por enquanto, não foi detetada nas Maurícias com base na falha do alvo do gene S e da sequenciação".
No entanto, prosseguiu, o Ministério da Saúde e Bem-Estar elaborou um plano para detetar a variante Omicron.
Por outro lado, o ministro disse que, até agora, 33 mil 713 pessoas com 60 anos ou mais receberam uma nova dose da vacina conta covid-19.
Sobre as doses da vacina Sinopharm a oferecer a África, o Jagutpal disse que o Rwanda tinha manifestado interesse por receber as vacinas Sputnik V e Sinopharm.
Segundo ele, 60 mil doses de Sputnik V já foram enviadas para Kigali e 50 mil doses de Sinopharm serão enviadas de avião.
Além disso, enfatizou, o Zimbabwe também manifestou interesse pelas vacinas Sinopharm das quais 60 mil doses foram enviadas para Harare, a 22 de novembro de 2021.
-0- PANA NA/JSG/SOC/DIM/IZ 01dez2021