Maurícias celebram Dia Mundial da Saúde Mental
Beau Bassin, ilhas Maurícias (PANA) – As ilhas Maurícias celebraram, quinta-feira, o Dia Mundial da Saúde Mental.
Para o efeito, várias atividades foram organizadas pelos psiquiatras, em colaboração com o Ministério da Saúde e Qualidade de Vida para melhor informar as famílias e a comunidade sobre o suicídio.
O dia foi celebrado no Centro de Saúde Mental de Brown Sequard, em Beau Bassin, situado a cerca de 20 quilómetros de Port Louis, sob o lema “Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio”.
Um responsável do Ministério disse à PANA que o objetivo é sensibilizar ao suicídio para melhor lutar contra este flagelo aos níveis individual, comunitário, familiar e nacional.
"O suicídio é considerado como uma questão extremamente importante, devido ao seu impacto sobre a qualidade de vida dos que são afetados e da sua família”, disse citando a Organização Mundial da Saúde.
Segundo a OMS, o suicídio é a segunda causa de morte entre os jovens dos 15 aos 29 anos, com cerca de 800 mil pessoas que põem fim aos seus dias cada ano, no mundo inteiro.
A celebração desta jornada visa suscitar a reflexão sobre os fatores e as causas variadas e múltiplas associadas ao suicídio, como o stress prolongado devido ao assédio, as relações conflituais ou o desemprego, indica a OMS.
"Eventos cansativos, como a rejeição, o divórcio, os problemas financeiros, o aborto nos exames e a exposição ao suicídio de uma outra pessoa são igualmente fatores desencadeadores”, observou.
-0- PANA NA/AR/NFB/BEH/MAR/IZ 11out2019