Maurícias acolhem conferência sobre pirataria e segurança marítimas
Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) – Uma conferência ministerial internacional sobre a segurança marítima, realizar-se-á de 18 a 20 de junho próximo nas ilhas Maurícias, soube a PANA junto do ministério maurício dos Negócios Estrangeiros, Integração Regional e Comércio Internacional.
Concomitantemente, realiza-se, no mesmo período, nas ilhas Maurícias a 22.ª sessão plenária do Grupo de Contacto sobre a Pirataria ao largo da Somália.
Um responsável do ministério maurício dos Negócios Estrangeiros, Integração Regional e Comércio Internacional, que pediu o anonimato, declarou que esta Conferência se segue a uma primeira decorrida no mesmo país em abril de 2018 e que permitiu mobilizar esforços regionais e internacionais para se garantir a segurança no Oceano Índico”.
"O Oceano Índico está ligado a quatro continentes e fornece vias marítimas a um terço do comércio marítimo mundial, e à metade do transporte mundial de gás”, deu a conhecer o responsável.
Lembrou igualmente que a primeira conferência ministerial internacional sobre a segurança discutiu e definiu respostas internacionais a diversas ameaças à segurança marítima graças a recomendações e um roteiro de paz.
Entre estas ameaças figuram a pirataria, o tráfico de droga, o tráfico de armas, o tráfico de seres humanos, crimes marítimas transnacionais, o terrorismo, a pesca ilícita, a pesca não regulamentada e não declarada, o branqueamento de capitais, catástrofes naturais, o salvamento no mar e a proteção e conservação da biodiversidade marinha.
-0- PANA NA/VAO/AKA/IS/SOC/MAR 29abril2019