Dakar, Senegal (PANA) – Nomeado Ministro dos Desportos do Senegal desde a 7 de julho de 2014, Matar Bâ deixou este sábado o cargo depois da remodelação ministerial feita pelo novo primeiro-ministro, Amadou Bâ, nomeado sábado pelo Presidente Macky Sall.
Ao contrário de outros ministros que mudaram de departamento, Matar Bâ não faz mais parte da equipa do Governo. Foi substituído no cargo por Yankhoba Diattara, até então Ministro da Economia Digital e Telecomunicações.
Esta saída do Governo de Matar Bâ é certamente uma das grandes surpresas da remodelação, como comprovam as inúmeras reacções, por vezes indignadas, de desportistas senegaleses que têm dificuldade em compreender que o agora ex-ministro é transferido para um mais de 2 meses do Mundial onde a seleção do Senegal se qualificou.
Especialmente porque, seis meses antes, esta mesma equipa conquistou o seu primeiro título de campeão africano, nos Camarões, contra o Egito.
Paradoxalmente, é este último argumento que outros desportistas usam para... saudar a saída de Matar Bâ que dizem ser apenas o Ministro do Futebol.
Por ter passado 8 anos à frente do Departamento de Esportes, Matar Bâ, que também é o edil de Fatick (Centro Oeste do país), cargo ao qual sucedeu… Macky Sall, bateu o recorde de longevidade no cargo.
-0- PANA BKN/IS/MAR 18setembro2022