Agência Panafricana de Notícias

Marroquino lidera União Mediterrânica

Rabat, Marrocos (PANA) – O Marroquino Youssef Amrani foi nomeado terça-feira ao posto de secretário-geral da União para o Mediterrâneo (UPM), indica a imprensa local nesta quinta-feira.

A candidatura de Amrani, atual secretário-geral do Ministério marroquino das Negócios Estrangeiros e Cooperação, foi aprovada durante uma reunião de altos responsaveis da União mantida na sede do Secretariado da UPM em Barcelona (Espanha), segundo a mesma fonte.

A UPM está sem secretário-geral desde a demissão em janeiro do Jordaniano Ahmed Massa'deh. Mas a nível institucional, a União é sempre copresidida pela França e pelo Egito.

A UPM, criada a 13 de julho de 2008 por ideia do Presidente françês Nicolas Sarkozy, agrupa 43 países-membros dos quais, para além dos países da União Europeia, a Turquia, Israel e os países árabes ribeirinhos do Mediterrâneo.

Esta Organização ambiciona, entre outros, desenvolver projetos em vários domínios, como o ambiente, os transportes, a energia, a cultura, a educação e insuflar uma nova dinâmica à cooperação euromediterrânea.

-0- PANA HBK/DIM/IZ 26maio2011