Agência Panafricana de Notícias

Marroquino, Congolês e Tunisino nomeados embaixadores no CHAN 2018

Casablanca, Marrocos (PANA) - Três futebolistas lendários, designadamente Nourredine Naybet (Marrocos), Robert Kidiaba (República Democrática do Congo) e Adel Chedli (Tunísia) foram nomeados embaixadores para o Campeonato Africano das Nações de 2018 (CHAN) a decorrer em Marrocos em 2018

Segundo o órgão de imprensa da Confederação Africana de Futebol (CAF) os três foram designados em reconhecimento da sua contribuição e do seu impacto no futebol. Eles vão desempenhar o papel de embaixador durante o torneio que decorrerá de 13 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018 em Marrocos.

Naybet, a coqueluche dos adeptos no seu Marrocos natal, nasceu em Casablanca, a sul de Rabat, onde adquiriu a sua notoriedade, em particular durante a Liga dos Campeões da CAF de 1992 antes de partir para a Europa.

Em 16 anos de carreira, o Marroquino vestiu a camisola nacional 115 vezes.

Vencedor da primeira edição do CHAN em 2009 com a RD Congo, Kidiaba adquiriu uma estatura internacional com o TP Mazembe de Lubumbashi (extremo sudeste do país), onde venceu quase todos os títulos aos níveis nacional e continental.

Notabilizou-se pela sua dança, "bum dance", quando ele marca um golo ou quando um outro da equipa o faz.

A 25 de fevereiro de 2011 em Omdurman, no Sudão, Chedli entrou na história tornando-se o primeiro e único jogador a vencer o Campeonato Africano das Nações (CAN) e o CHAN, competição reservado apenas aos jogados africanos que evoluem nas equipas nacionais.

Membro da equipa vitoriosa tunisina do CAN 2004, ele venceu o CHAN aos 35 anos de idade quando a Tunísia bateu Angola por 3-0 durante a final em 2011.

O jogo de abertura do CHAN vai opor Marrocos (país organizador) à Mauritânia, no Estádio Mohamed V de Casablanca.

-0- PANA VAO/AR/FJG/IS/SOC/MAR/DD 11jan2018