Rabat, Marrocos (PANA) - Marrocos "tomou nota" da decisão unilateral da Argélia de romper, com efeito imediato, as relações diplomáticas entre os dois países vizinhos do Magrebe, declarou terça-feira à noite o Ministério marroquino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Diáspora.
Num comunicado, o Ministério sublinha que "Marrocos lamenta esta decisão completamente injustificada mas esperada, tendo em conta a lógica de escalada observada nas últimas semanas, bem como o seu impacto sobre o povo argelino".
A nota acrescenta que Marrocos "rejeita categoricamente os pretextos falaciosos, ou mesmo absurdos", que serviram de base à decisão.
"O reino de Marrocos continuará a ser um parceiro credível e leal para o povo argelino e continuará a agir, com sabedoria e responsabilidade, para o desenvolvimento de relações intermagrebinas saudáveis e frutuosas", diz o comunicado.
O ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Ramtane Lamara, anunciou terça-feira a ruptura das relações diplomáticas com Marrocos, lembre-se.
A Argélia justificou a sua decisão de rutura por alegadas "ações hostis" de Marrocos em relação ao país vizinho.
-0- PANA AT/IN/JSG/DIM/IZ 25ago2021