Marrocos reforça segurança à fronteiriça com Mauritânia
Rabat, Marrocos (PANA) - As Forças Armadas Reais de Marrocos (FAR) instalaram um cordão de segurança para proteger o fluxo de mercadorias e pessoas, na zona tampão de Guerguarat, que liga Marrocos à Mauritânia, indica um comunicado das FAR distribuído sexta-feira.
Esta decisão surge como reação a um alegado bloqueio de cerca de 60 pessoas por milícias armadas da Frente Polisário, no eixo rodoviário que atravessa a zona tampão de Guerguarat e à proibição do direito de passagem.
“Esta operação não ofensiva e sem intenção belicosa ocorre em conformidade com regras claras de combate, obrigando a evitar qualquer contacto com os civis e a recorrer ao uso de armas apenas em legítima defesa”, refere o comunicado de imprensa.
Desde outubro do ano passado, a Frente Polisário "bloqueia" a passagem de Guerguarat, alegadamente a fim de pressionar as Nações Unidas a nomear um novo representante pessoal do Secretário-Geral para o Sara Ocidental, segundo as autoridades marroquinas.
Segundo ainda a nota, o chefe da ONU, António Guterres, pediu à Polisário que deixasse a zona tampão de Guerguerat e não obstruísse o tráfego civil e comercial regular nesta zona.
“Lembramos que o tráfego civil e comercial regular não deve ser prejudicado (em Guerguerat) e que nenhuma medida deve ser tomada que possa constituir uma mudança do status quo na zona tampão” de Guerguerat, diz o comunicado, citando Stephane Dujarric, porta-voz do Secretário-Geral da ONU.
A Missão da ONU no Sara Ocidental (MINURSO) mobilizou os seus elementos na zona para ajudar a neutralizar qualquer tensão e desbloquear o tráfego civil e comercial, mas sem sucesso.
-0- PANA AT/IN/JSG/MAR/IZ 13nov2020