Agência Panafricana de Notícias

Marrocos quer reforçar parceria com Gabão

Libreville- Gabão (PANA) -- O ministro marroquino do Comércio Externo, Abdellatif Maazouz, reuniu-se com o seu colega gabonês das Minas, Julien Nkoghe Bekale, para desenvolver uma parceria estratégica no domínio mineiro, soube a PANA terça-feira de fonte oficial em Libreville.
Marrocos, que possui 75 porcento das reservas mundiais de fosfatos conhecidas até ao presente, está interessado pelos hidrocarconetos, pelo amoníaco, pelo ouro e sobretudo pelo fosfato do qual ele é o primeiro exportador e terceiro produtor mundial.
"Viemos ver com os responsáveis do Ministério das Minas, como as nossas empresas e as suas similares gabonesas podem colaborar nestes diferentes sectores", comentou Abdellatif Maazouz, terça-feira na Televisão Nacional do Gabão.
A 14 de Maio último, o Governo gabonês assinou com o director do grupo marroquino Managem, Abdelaziz Abarro, uma convenção mineira relativa à exploração do ouro de Bakoudou, perto de Bakoumba, no sudeste do país.
A produção deve iniciar-se em Julho de 2011 e poderá arrecadar oito biliões de francos CFA(cerca de 15 milhões de dólares americanos) ao Estado gabonês, segundo um comunicado oficial do Conselho dos Ministros.
"Esta convenção mineira deverá ser o modelo deste tipo de parceria entre o Gabão e Marrocos", acrescentou o governante marroquino.
Em 2009, revela um relatório da Direcção-Geral da Economia do Gabão, este país recebeu de investidores marroquinos cerca de 12 biliões de francos CFA (24 milhões de dólares americanos), ou seja mais de 20 porcento dos investimentos externos privados de Marrocos na África Subsariana.
Estes investimentos incluem os bancos, as telecomunicações, as minas e o transporte aéreo.