Marrocos prorroga Estado de emergência sanitária por um mês
Rabat, Marrocos (PANA) - Marrocos decidiu prorrogar o Estado de emergência sanitária até 10 de outubro de 2020, no quadro dos esforços de luta contra a propagação do novo coronavírus, anunciou, num comunicado, o porta-voz do Governo, Saaid Amzazi.
Num comunicado lido em conferência de imprensa realizada no termo de uma reunião do Conselho do Governo, Amzazi precisou que foi adotado um projeto de decreto sobre a prorrogação do período de validade do Estado de emergência sanitária em todo o território nacional para enfrentar a covid-19.
A reunião do Conselho realizou-se esta quarta-feira, em Rabat, sob a presidência do primeiro-ministro Saad Dine El Otmani.
Amzazi, cumulativamente ministro da Educação Nacional, Formação Profissional, Ensino Superior e Pesquisa Científica, indicou que o projeto de decreto foi apresentado pelo ministro do Interior.
Com esta decisão, a validade do período do Estado de emergência sanitária fica prorrogada em todo o território nacional, a partir desta quinta-feira, 10 de setembro às 18:00 horas até sábado, 10 de outubro às 18:00 horas locais.
Esta prorrogação tem « em conta as exigências da conjuntura atual que necessita de observar as medidas necessárias para conter a propagação da covid-19, fazendo com que todas as disposições tomadas a nível de cada região, prefeitura ou província, sejam adequadas à a evolução da situação epidemiológica”, acrescentou.
Em virtude novo projeto de decreto, o ministro do Interior estará habilitado a tomar, à luz da situação epidemiológica e em coordenação com as autoridades governamentais competentes, qualquer medida que julgar apropriada, indicou Amzazi.
Afirmou que as autoridades administrativas locais poderão igualmente tomar, dependendo da situação, todas as medidas que se impõem a nível do seu espaço territorial.
-0- PANA AT/IN/IS/FK/IZ 9set2020