Marrocos propõe plataforma de peritos contra pandemias em África
Rabat Marrocos (PANA) - O Marrocos pediu quinta-feira, em Addis Abeba, na Etiópia, a criação de uma plataforma de especialistas africanos em luta contra as epidemias, com vista a permitir ao continente gerir e enfrentar futuros desafios sanitários.
Este apelo foi lançado pelo embaixador de Marrocos, na Etiópia, e junto da União Africana (UA) e da Comissão Ecónimica da ONU para ÁFrica (CEA), Mohamed Arrouchi, que intervinha numa reunião por videoconferência do Comité de Representantes Permanentes da UA, consagrada a examinar o impacto socioeconómico e humanitário da covid-19, em África.
Para permitir a África gerir e fazer face aos impactos da covid-19 e todos os desafios futuros da saúde, "é imperioso criar uma plataforma de especialistas africanos em luta contra as epidemias", disse.
O diplomata lembrou, a esse respeito, a iniciativa do rei Mohammed VI, de Marrocos, de adaptar a agricultura africana às mudanças climáticas.
Arrouchi lembrou igualmente que, no ano passado, a insuficiência alimentar impôs que África dedicasse mais de 49 biliões de dólares americanos à importação de produtos alimentares, "daí a necessidade de o continente se tornar autossustentável".
Durante a sessão, o comissário da UA para os Assuntos Económicos, Vitor Harisson, apoiou fortemente as propostas de Marrocos, que serão incorporadas no relatório de acompanhamento pelo Departamento dos Assuntos Económicos.
-0- PANA AT/IN/JSG/MAR/IZ 12junho2020