Rabat, Marrocos (PANA) - Marrocos está pronto para partilhar a sua experiência com os países africanos na resposta à pandemia do coronavírus (covid-19) e na organização e planeamento de eventuais campanhas de vacinação, soube a PANA de fonte oficial.
Numa conferência de imprensa domingo em Rabat, por ocasião da 34.ª sessão ordinária da Cimeira da União Africana (UA), cuja agenda incluía a luta contra a pandemia, o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos no Estrangeiro, Nasser Bourita, sublinhou a relevância da abordagem do rei marroquino, Mohammed VI, sobre como enfrentar a crise sanitária tanto a nível nacional como no quadro da solidariedade africana.
"Marrocos, em conformidade com as Instruções Reais, teve um papel de liderança desde o início desta pandemia, prestando assistência medicamentosa e material de proteção a 21 países africanos, bem como à Comissão da União Africana (CUA)", lembrou.
Salientou igualmente que o Reino Marroquino foi o primeiro país africano a lançar uma grande campanha de vacinação a favor dos cidadãos marroquinos e dos residentes estrangeiros, nomeadamente africanos.
Reiterou a disposição de Marrocos a partilhar a sua experiência na organização e planeamento de uma campanha de vacinação da mesma amplitude com os países africanos que lançarem esta iniciativa.
-0- PANA AT/IN/IS/DIM/DD 08fevereiro2021