Marrocos promete apoiar desenvolvimento de África
Marraquexe, Marrocos (PANA) – Marrocos compromete-se a trabalhar para o desenvolvimento de África.
O compromisso marroquino neste sentido foi afirmado quarta-feira em Marraquexe, a sul de Rabat, pelo secretário-geral do ministério marroquino da Economia e Finanças, Zouhir Chorfi, quando presidia à abertura da reunião de peritos, em previsão da 52.ª Conferência dos Ministros Africanos das Finanças, do Planeamento e do Desenvolvimento Económico (COM 2019).
"África, o seu desenvolvimento, a sua emergência, a sua emancipação, a sua estabilidade e a prosperidade da sua juventude constituem com efeito uma prioridade, um dever e uma responsabilidade para o Reino de Marrocos”, declarou Zouhir Chorfi.
Afirmou que a organização desta conferência ministerial em Marraquexe se inscreve no quadro do compromisso, forte e infalível, do Reino de Marrocos em matéria de cooperação para o desenvolvimento de África”, prosseguiu o governante marroquino.
Sublinhou que tal é a convicção que anima a política de cooperação de Marrocos e que o rei (Mohammed VI), desde a sua intronização, continua a fazer da cooperação com os seus pares africanos, um eixo maior da política estrangeira de Marrocos.
"É igualmente em nome desta convicção que Marrocos se propôs a acolher esta conferência ministerial”, acrescentou.
Mais de mil peritos são convidados a esta reunião para refletirem sobre diferentes contribuições do digital tanto para o desenvolvimento das trocas económicas em África como para o plano de reforço das políticas orçamentais nacionais, entre outras a alocação e gestão dos gastos públicos, de acordo com o responsável.
As discussões visam melhorar da recolha das receitas fiscais, na vertente da eficácia dos sistema de recolha e do alargamento da base de tributação aos setores tradicionalmente considerados como “difíceis de taxar”, à semelhança da agricultura, da economia digital ou do setor informal.
-0- PANA IT/IS/FK/DD 20março2019