Agência Panafricana de Notícias

Marrocos "profundamente preocupado" pela situação na Síria

Rabat, Marrocos (PANA) – Marrocos exprimiu quarta-feira à noite a sua “profunda preocupação” face aos eventos que abalam a Síria e apelou a “todas as partes interessadas para demostrar retenção e sabedoria”.

« O Reino de Marrocos, cuja postura tradicional é não interferir nos assuntos internos dos outros países, exprime, hoje, a sua forte inquietação e a sua profunda preocupação face aos eventos dolorosos que abalam a Síria », indica um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Segundo a nota, estes acontececimentos são marcados por « uma exacerbação das tensões e um recrudescimento da violência, causando numerosas vítimas, em particular entre a população civil ».

Rabat espera, além disso, « que o povo sírio irmão encontre a via concreta e credível que responda às suas aspirações legítimas à democracia, longe de qualquer recurso excessivo à violência ou à repressão ».

Trata-se da primeira reação do reino marroquino desde o desencadeamento, em março passado, dos episódios trágicos na Síria onde as forças de segurança teriam feito cerca de dois mil mortos, segundo organizações dos direitos humanos.

Antes de Marrocos, a Arábia Saudita, o Qatar e Bahrein já convocaram os seus embaixadores em Damasco para « consultas » em sinal de protesto contra a repressão das populações civis.

-0- PANA HBK/JSG/MAR/IZ 11agosto2011