Marrocos lidera quadro de medalhas dos Jogos Africanos de Praia em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Marrocos lidera o quadro de medalhas dos I Jogos Africanos de Praia, em curso na ilha cabo-verdiana do Sal, com oito de ouro, uma de prata e três de bronze, apurou a PANA de fonte segura.
Ao fim dos três primeiros dias de competição, a Argélia surge em segundo lugar, com 13 medalhas, e a Tunísia, na terceira posição, com sete, outros tantos para Cabo Verde, mas com a diferença de os Tunisinos já terem conquistado três medalhas de ouro.
Cabo Verde, o pais anfitrião, ocupa a quarta posição, com sete medalhas, das quais uma de ouro, no futebol free style rotinas, duas de prata, no andebol feminino e futebol freestyle batalha, e quatro de bronze, no karaté feminino e por equipas, no ténis pares femininos e pares mistos.
O Uganda, a Nigéria, a Namíbia, o Botswana, o Quénia, as ilhas Maurícias, o Togo, o Burundi, a Cote d’Ivoire e o Djibuti completam a lista dos 14 países já medalhados.
O chefe da missão cabo-verdiana nos Jogos, Orlando Mascarenhas, considera-nos “muito bons” e que ultrapassaram as expetativas.
Orlando Mascarenhas considera que, desde o início, a motivação é “bem alta” na comitiva cabo-verdiana, mas que não acreditava que Cabo Verde tivesse o desempenho que tem tido.
“Isso para nós é um grande orgulho e um sinal de que há muito trabalho feito e um grande esforço para que esta representação estivesse a esta altura", exclamou-se.
Segunda-feira, a competição sofreu uma interrupção para um ajuste no parque de jogos, já que, nesta ponta final, vão entrar em ação outras modalidades, como futebol de praia, basquetebol 3×3 e voleibol de praia.
A 1.ª edição dos Jogos Africanos de Praia, que entra hoje no seu quinto dia, é realizada sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA).
Contemplam 11 modalidades ligadas ao mar, nomeadamente o atletismo, o basquetebol 3×3, o andebol de praia, o ténis de praia, o futebol de praia, o remo no mar, o futebol freestyle, o karaté kata, o kitesurf, e a natação em águas abertas.
Este é o maior evento desportivo até agora realizado em Cabo Verde, com a participação de mais de oito centenas de atletas, provenientes de 43 países africanos.
-0- PANA CS/D 18junho2019