Marrocos junta-se ao Senegal, Camarões e Gana nos quartos-de-final do Mundial de futebol
Doha, Qatar (PANA) - Os Camarões (em 1990 na Itália), o Senegal (em 2002 na Coreia do Sul e no Japão) e o Gana (em 2010 na África do Sul) já não são as únicas seleções africanas a chegar aos quartos-de-final de uma prova de futebol do Mundial, tendo Marrocos juntado-se a eles terça-feira última ao derrotar a Espanha nos oitavos-de-final (0-0, no termo dos 90 minutos regulamentares), no termo das grandes penalidades 3-1).
Já em 1986, no México, os Leões do Atlas (Marrocos) foram os primeiros africanos a qualificarem-se para a segunda fase de um Mundial. Este ano, ou seja, 2022, na 22.ª edição do Mundial que se disputa no Qatar, foram os únicos com o Senegal a convidarem-se para os oitavos-de-final.
Mas, onde os Leões do Senegal se afundaram (0-3) frente à Inglaterra, os do Átlas resistiram bem aos “Roja” (Espanha), antes de vencerem nas grandes penalidades.
Os marroquinos oferecem-se assim mais um “derby do Mediterrâneo” na próxima sexta-feira, às 15 horas (locais), no Education Sport City, em Doha, frente a Portugal.
Com todos os motivos para acreditar firmemente nas suas oportunidades de quebrar o teto de vidro das seleções africanas no Mundial: passar para os quartos-de-final para se qualificar para as meias-finais.
Contanto que, como disse o seu treinador Walid Régragui, logo após a histórica qualificação no grande oito mundial “não se adormeça”.
Ele e os seus jogadores sabem que são “uma locomotiva para África” com muito investimento e recursos aplicados em infraestruturas desportivas; e que estão determinados a ir mais longe possível neste Mundial.
Programa dos quartos-de-final
Sexta-feira 9 de dezembro, às 15h à Education Sport City : Brazil – Croácia ; 19 horas, no Estádio Lusail, Países Baixos – Argentina
Sábado 10 de dezembro as 19 horas no Estádio Al Thumama: Marrocos – Portugal ; 19 horas : no Estádio Al Bayt: França – Inglaterra
-0- PANA BKN/IS/SOC/MAR/DD 08dez2022