Agência Panafricana de Notícias

Marrocos exprime solidariedade à Argélia após rapto de diplomatas no Mali

Rabat, Marrocos (PANA) – Marrocos exprimiu a sua solidariedade à Argélia após o rapto, quinta-feira, do cônsul argelino em Gao (nordeste do Mali), e de seis membros da representação consular, disse sexta-feira o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Saad Dine El Otmani.

« Marrocos denuncia o ataque perpetrado contra o Consulado da Argélia e o rapto de sete diplomatas », afirmou o chefe da diplomacia marroquina, citado esta sexta-feira pela "2M", a segunda cadeia de televisão pública do país.

El Otmani indicou ter contactado o seu homólogo argelino, Mourad Medelci, para lhe exprimir «a solidariedade de Marrocos ao povo argelino, bem como aos reféns e às famílias afetadas por esta prova difícil ».

Medelci anunciou quinta-feira que a missão consular do seu país em Gao foi objeto dum ataque por parte dum «grupo não identificado », precisando que « o cônsul e seis membros da representação consular argelina foram conduzidos para um destino desconhecido ».

Ao evocar a situação no Mali, o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros e Cooperação afirmou que «os problemas neste país só podem ser resolvidos através do diálogo, da compreensão e das vias pacíficas ».

A rebelião tuaregue do Mali proclamou esta sexta-feira a independência do território de Azawad, no norte do país.

-0- PANA KHA/SSB/IBA/FK/TON 06abril2012