Marrocos e Tanzânia têm relações ao serviço de causas africanas
Rabat, Marrocos (PANA) - As relações entre Marrocos e a Tanzânia sempre se basearam na solidariedade mútua e na acção resoluta ao serviço das causas africanas, afirmou quinta-feira em Rabat a ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro, Nasser Bourita.
Durante uma conferência de imprensa conjunta, após as conversações com o seu homólogo tanzaniano, January Makamba, a Bourita sublinhou que as relações entre os dois países, que remontam a várias décadas, encontram o seu fundamento na defesa das causas africanas e na unidade do continente.
A visita que o rei Mohammed VI realizou à Tanzânia em 2016 marca uma grande viragem nas relações entre os dois países, no sentido de que abriu amplas perspectivas de cooperação bilateral, com, nomeadamente, a assinatura de mais de 22 acordos, disse ele. contínuo.
Os dois países têm desempenhado um papel histórico na defesa das questões africanas, lembrou Bourita, que insistiu na consolidação do diálogo político bilateral e na coordenação dentro das organizações regionais e internacionais sobre questões de interesse para o continente.
O Reino manifestou a sua vontade de apoiar os esforços da Tanzânia para promover sectores prioritários de desenvolvimento, aproveitando ao máximo a troca de conhecimentos e experiências em diversas áreas, incluindo agricultura, turismo, infra-estruturas, energias renováveis, gestão portuária e qualificação de recursos humanos.
O lançamento da Comissão Mista de Cooperação representa um passo importante no estabelecimento das bases de uma cooperação bilateral sólida e duradoura, ao estabelecer um quadro jurídico para fortalecer a parceria Marroquino-Tanzânia e intensificar o intercâmbio de visitas entre os funcionários de ambos os países em vários sectores.
-0- PANA AT/JSG/MAR 22dez2023