Agência Panafricana de Notícias

Marrocos e Líbia perspetivam complementaridade no setor industrial

Rabat, Marrocos (PANA) - O ministro marroquino da Indústria, Abdelkader Amara, recebeu quinta-feira o seu homólogo líbio, Mahmoud Fetais, com quem examinou os mecanismos de cooperação e parcerias suscetíveis de favorecer uma complementariedade industrial entre os dois países, de acordo com a Agência Marroquina de Notícias (MAP).

De acordo com a fonte, as discussões entre os dois interlocutores visam desencadear uma "nova fase" nas relações industriais entre os dois países, indicou o ministro líbio, citado pela MAP.

"A minha visita a Rabat constitui uma oportunidade de estudar as possibilidades de estabelecer uma parceria eficiente que possa favorecer uma complementaridade industrial entre a Líbia e Marrocos, mas igualmente entre todos os países do Magrebe", sublinhou Fetais.

Marrocos e a Líbia são membros da União do Magrebe Árabe (UMA), agrupamento sub-regional criado em fevereiro de 1989 em Marraquexe (Marrocos), que compreende igualmente a Argélia, a Tunísia e a Mauritânia.

As relações entre Rabat e Tripoli melhoraram-se sensivelmente com a chegada ao poder na Líbia do Conselho Nacional de Transição (CNT) e os laços entre os dois países não estavam bons, devido nomeadamente às posições divergentes adotadas pelo antigo regime líbio, sobretudo a respeito da questão do Sara Ocidental.

O Sara Ocidental foi ocupado por Marrocos logo depois do seu abandono pela Espanha em 1975. A frente Polisário, braço armado do Sara Ocidental, apoiado por certos países da UMA como Argélia, faz a guerra contra Marrocos a fim de reivindicar a sua independência nacional.,

-0- PANA HBK/TBM/SOC/MAR/DD 06abril2012