Agência Panafricana de Notícias

Marrocos e Estados Unidos reforçam cooperação militar

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- Marrocos e os Estados Unidos vão reforçar a sua cooperação militar para a paz e a segurança em África, segundo um comunicado do Comando Militar dos Estados Unidos para África (AFRICOM) transmito sexta-feira à PANA.
A nota indica que esta decisão se segue a uma visita efectuada recentemente a Marrocos pelo comandante em chefe do AFRICOM, o general William Ward.
Durante esta visita, o general Ward reuniu-se com altas patentes marroquinas, nomeadamente o general de corpo de Exército marroquino, Abdelaziz Bennani, lê-se no documento.
Os dois homens discutiram sobre a cooperação militar bilateral e as oportunidades de reforço da parceria entre as Forças Armadas dos dois países, de acordo com a fonte.
Trata-se da terceira visita do general Ward a Marrocos, à frente duma delegação do AFRICOM, depois das suas duas precedentes visitas em 2008, indica o comunicado.
"Marrocos é um parceiro importante na região para os Estados Unidos.
Os seus esforços no quadro da luta contra o terrorismo e o contrabando bem como a sua implicação nas operações de manutenção da paz são altamente apreciadas pelo Exército americano", diz o texte.
O comando do AFRICOM, que baseado temporariamente em Stuttgart, na Alemanha, coordena os interesses militares e de segurança americanos no continente africano.