Marrocos e Djibuti rubricam acordo-quadro em energia e minas
Rabat, Marrocos (PANA) – Marrocos e Djibuti assinaram segunda-feira, em Rabat, um acordo-quadro que visa reforçar a cooperação bilateral nos domínios da energia, das minas e da geologia.
O acordo foi rubricado pelo ministro marroquino da Energia, Minas e Ambiente, Aziz Rabbah, e pelo seu colega djibutiano da Energia e Recursos Naturais, Yonis Ali Guedi.
O pacto visa trocar e discutir sobre os meios suscetíveis de desenvolver a cooperação bilateral, nomeadamente entre os atores e os investidores dos dois países nos setores da energia, das minas e da geologia.
Falando à margem da cerimónia de assinatura, o governante marroquino afirmou que Marrocos e Djibuti partilham largas perspetivas de cooperação nos domínios das energias renováveis, da eletricidade, da geologia, das minas, da cooperação técnica e da formação dos recursos humanos, saudando as “sólidas” relações históricas entre os dois países, a nível político, que incluem hoje o lado económico.
Por outro lado, afirmou que as instituições ligadas à energia e às minas dos dois países trabalham estreitamente para beneficiar das respetivas experiências e posições estratégicas, sublinhando os aspetos de cooperação entre os ministérios e as instituições públicas que aspiram a reforçar as relações a nível do setor privado nos domínios da energia e dos minérios, e a aproveitar as oportunidades disponíveis para as empresas dos dois países.
Do seu lado, Ali Guedi, em visita a Marrocos de 15 a 18 de dezembro, sublinhou que o seu país ambiciona reforçar esta cooperação, aproveitando a perícia marroquina em matéria de energia e minas que possa contribuir para o desenvolvimentro das energias renováveis no Djibuti.
Ali Guedi exprimiu a vontade do seu país de utilizar a mesma direção que “o seu irmão mais velho, Marrocos, que está avançado em matéria de energia e minas” e de desenvolver os mesmos projetos.
-0- PANA AT/IN/TBM/SOC/FK/IZ 17dez2019