Marrocos e Burkina Faso saúdam sua "cooperação bilateral exemplar"
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso e Marrocos saudaram o nível de "cooperação exemplar" existente entre os dois países em muitos domínios, soube a PANA de fonte oficial.
Os dois países qualificaram de "modelo de cooperação sul-sul, solidário e eficaz", e que beneficia ambas as partes no quadro da partilha de experiências.
Este julgamento foi expresso durante uma audiência concedida quinta-feira em Ouagadougou pela ministra burkinabe dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Hadizatou Rosine Sori-Coulibaly, e pelo embaixador marroquino no Burkina Faso, Youssef Slaoui.
Durante esta audiência, as duas partes passaram em revista as excelentes relações de cooperação entre os dois países em vários domínios, bem como saudaram a entrada em vigor da isenção de visto para os passaportes ordinários dos cidadãos marroquinos e burkinabes, em conformidade com o acordo assinado entre os dois países, a 23 de outubro de 2020.
As duas personalidades abordaram também questões atinentes às bolsas de estudo para estudantes burkinabes nas universidades e instituições marroquinas do ensino superior e de formação profissional, cujo número aumentou durante este ano académico, com 30 bolsas adicionais.
Assim sendo, elevou-se a 180 o total de bolsas anuais, o que faz do Burkina Faso um dos países africanos que mais beneficiam do programa de cooperação científica, técnica e cultural do Reino de Marrocos.
Também discutiram o plano de ação executivo da cooperação para os próximos três anos, que inclui vários eixos prioritários e domínios de parceria, com um conteúdo avançado, o que assegurará o reforço da dinâmica que conhecem as relações bilaterais.
Sublinharam ainda a importância do quadro jurídico da cooperação entre os dois países, prevendo concluir, no futuro, acordos sobre vários projetos já finalizados.
Marrocos e Burkina Faso têm relações históricas e mantém uma cooperação bilateral frutuosa, que inclui os domínios da economia, da agricultura, das finanças, do comércio, da indústria, do artesanato, das minas, da energia, da ciência e tecnologia.
-0- PANA AT/IN/JSG/SOC.DIM/DD 07jan2022