Rabat, Marrocos (PANA) - Marrocos desmentiu categoricamente esta quinta-feira as informações sobre uma pretensa visita, em Rabat, de uma delegação da província angolana de Cabinda (norte).
Uma fonte diplomática declarou sob anonimato à PANA que “as informações veiculadas nas redes sociais de uma pretensa visita a Marrocos de uma delegação da província de Cabinda são totalmente infundadas e representam elucubrações falaciosas e tendenciosas”.
Marrocos, lembre-se, de acordo com a mesma fonte, constitui « um país conhecido por não se ingerir nos assuntos internos de outros países”, acrescentando “ ser um princípio político que orienta a sua diplomacia desde sempre”.
Cabinda (antigamente denominada Congo Português) constitui um enclave e província de Angola, um estatuto que foi contestado por várias organizações políticas do território. A capital é igualmente denominada Cabinda, conhecida localmente sob o nome Tchiowa.
Cabinda é separada do resto de Angola por uma estreita faixa de território pertencente à República Democrática do Congo (RDC), que delimita a província no sul e leste.
Cabinda é delimitada no norte pela República do Congo-Brazzaville e no oeste pelo Oceano Atlântico.
-0- PANA AT/AD/FK/IZ 11fev2021