Agência Panafricana de Notícias

Marrocos defende abertura de diálogo nacional na Líbia

Rabat, Marrocos (PANA) - Marrocos espera que as últimas eleições organizadas na Líbia favoreçam a criação de condições para se instaurar um diálogo nacional num espírito positivo, indicou quinta-feira o Ministério marroquino dos Negócios Estrangeiros.

Num comunicado distribuído à imprensa em Rabat, Marrocos exprime igualmente o desejo de ver estas eleições porem termo à violência e à anarquia no país.

"Marrocos espera que estas eleições permitam a participação de todas as componentes políticas líbias na conclusão das diferentes etapas do roteiro da paz, permitindo um consenso político e uma reconciliação nacional para a realização das aspirações do povo líbio em termos de segurança, estabilidade, desenvolvimento de prosperidade", refere a nota

Ao mesmo tempo, Marrocos renovou o seu "apoio total" ao Estado irmão líbio nos seus esforços em curso para ultrapassar esta etapa de transição crítica".

As autoridades marroquinas saudaram igualmente os esforços consentidos pelo povo líbio no processo da transição democrática e na busca da edificação de instituições e dum Estado de direito que respeite a legalidade.

O comunicado saúda finalmente "os esforços da Comissão Nacional Eleitoral para garantir o êxito" destas eleições, felicitando ainda "o povo irmão líbio por esta proeza histórica".

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/IZ 25julho2014