Agência Panafricana de Notícias

Marrocos cria fundo de ajuda ao futebol de 24 milhões de euros

Rabat- Marrocos (PANA) -- O rei Mohammed VI decidiu conceder 24 milhões de euros à Federação Real Marroquina de Futebol (FRMF) para o desenvolvimento estrutural do futebol nacional, anunciou quinta- feira um comunicado do órgão reitor da modalidade no país.
Parte desta soma será destinada aos clubes e à preparação da selecção marroquina, precisa o comunicado.
O rei Mohammed VI exortou o Banco de Marrocos, o Gabinete Marroquino dos Fosfatos (OCP) e a Caixa de Depósito e Gestão (CDG) a conceder anualmente cada um cerca de sete milhões e 400 mil euros.
Ele instou igualmente o Fundo Hassan II para o Desenvolvimento a contribuir com dois milhões e 400 mil euros, segundo a mesma fonte.
A decisão do soberano marroquino de doar fundos a FRMF intervém numa altura em que a equipa de Marrocos está em dificuldade para se qualificar para as fases finais do CAN e do Mundial de 2010.
Depois da má prestação dos "Leões do Atlas" nas eliminatórias combinadas do CAN/Mundial de 2010, a imprensa marroquina criticou virulentamente o seleccionador francês Roger Lemerre.
Os cronistas da imprensa desportiva criticaram especialmente a prestação de Marrocos face ao Togo (0-0), durante o jogo disputado a 20 de Junho em Rabat no quadro da terceira jornada das eliminatórias.
Com este resultado, em casa, as oportunidades da equipa nacional de se qualificar para o Mundial reduziram-se consideravalmente.