Marrocos convoca sua embaixadora em Espanha para consultas
Rabat Marrocos (PANA) - Marrocos anunciou ter convocado a sua embaixadora em Espanha, Karima Benyaich, para consultas relacionadas com a atual crise entre os dois países.
Segundo o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos no Estrangeiro, Nasser Bourita, a embaixadora Benyaich foi antes ouvida pelas autoridades espanholas.
A crise entre os dois países data de meados de abril último, quando a Espanha acolheu Brahim Ghali, líder da Frente Polisário, facto sobre o qual Marrocos diz não ter recebido ainda nenhum esclarecimento daquele país europeu.
Numa declaração à agência marroquina de notícias (MAP, oficial), Bourita disse que Benyaich foi chamada para consultas em Rabat, depois de convocada pelo Ministério espanhol dos Negócios Estrangeiros.
Autoridades espanholas deram à diplomata marroquina 30 minutos para comparecer no Ministério dos Negócios Estrangeiros, "um ato inédito e em desuso nas relações entre países vizinhos e raro na prática diplomática", exclamou o chefe da diplomacia marroquina.
"A embaixadora marroquina apenas recebe instruções do seu país", afirmou.
Bourita disse que a atual crise durará enquanto a sua verdadeira causa não for resolvida, e que Marrocos se recusa a receber "este tipo de intimidações, baseadas em clichés do passado e permanecerá claro sobre a origem desta crise, a sua génese e os seus responsáveis".
Brahim Ghali foi transferido urgentemente, sob falsa identidade, para Espanha para cuidados médicos.
Braço armado do Sara Ocidental, a Frente Polissário reivindica, militarmente, a sua soberania nacional a Marrocos que ocupou o seu território depois do seu abandono pela Espanha, em 1975.
-0- PANA AT/IN/JSG/DIM/DD 21maio2021