Agência Panafricana de Notícias

Marrocos concorre à presidência da União Mediterrânica de Arquitectos

Rabat- Marrocos (PANA) -- Marrocos apresentou a sua candidatura à presidência da União Mediterrânica dos Arquitectos (UMAR) cuja assembleia geral terá lugar quarta-feira próxima em Fès, no leste do reino marroquino.
Além de Marrocos, a Itália apresentou igualmente a sua candidatura ao mais alto cargo da referida organização ocupado actualmente por França, indicou um comunicado dos organizadores do encontro a que a PANA teve acesso em Rabat, a capital marroquina.
Fundada em 1994 em Rabat, a UMAR que reúne as organizações representativas dos arquitectos dos países da bacia mediterrânica tem por vocação promover o diálogo, a partilha e o reforço das relações de amizade, de solidariedade e de fraternidade entre os arquitectos.
Consciente dos desafios da arquitectura e da administração do espaço, enquanto expressões da cultura no desenvolvimento de qualquer sociedade humana, a UMAR reivindica a sua função de porta-voz de 300 mil arquitectos da bacia mediterrânica junto de todas as instituições oficiais, acrescenta o comunicado.
Sediada em Malta, a UMAR tem por objectivos consolidar os laços com as demais organizações com vista a uma melhor gestão do património arquitectural, de qualidade do quadro de vida e do ambiente.
Ela agrupando 18 países, e ambiciona igualmente garantir a independência e a liberdade da profissão, empreender qualquer acção capaz de melhorar e promover relações de amizade e o respeito mútuo entre os seus membros.
A assembleia geral da União Mediterrânica dos Arquitectos culminará na eleição de uma nova direcção para um mandato de três anos, indica a mesma fonte.