Marrocos chama de volta seu embaixador em Berlim para consultas
Rabat, Marrocos (PANA) - Marrocos decidiu chamar de volta, para consultas, o seu embaixador em Berlim, na Alemanha, indica na quinta-feira o Ministério marroquino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro.
"A República Federal da Alemanha multiplicou atos hostis e ações atentatórias contra interesses superiores do Reino de Marrocos", enfatiza um comunicado da referida instituição marroquina.
Assim sendo, a Alemanha "distinguiu-se por uma atitude negativa em relação à questão do Sara marroquino", lê-se na nota.
"O seu ativismo antagónico, na sequência da proclamação presidencial americana que reconhece a soberania de Marrocos sobre o seu Sara, é um ato grave que permanece até ao momento inexplicável", indica o mesmo documento.
Do mesmo modo, as autoridades deste país atuam com cumplicidade em relação a um antigo condenado por atos terroristas, divulgando nomeadamente informações sensíveis comunicadas pelos serviços de segurança marroquinos aos seus homólogos alemães, segundo a mesma fonte.
A isso junta-se uma persistência em combater o papel regional de Marrocos, particularmente na questão líbia, tentando retirar indevidamente o pais de algumas reuniões regionais atinentes a esta questão líbia, como a ocorrida em Berlim, em janeiro de 2020.
"Por todas estas razões e, devido a esta adversidade constante e inaceitável, o Reino de Marrocos decidiu chamar de volta, para consultas, o seu embaixador em Berlim", concluiu o comunicado.
-0- PANA AT/IN/JSG/DIM/DD 07maio2021