Agência Panafricana de Notícias

Marrocos candidata-se a secretário-geral da União mediterrânica

Rabat, Marrocos (PANA) – Marrocos apresentou oficialmente a candidatura do seu ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Youssef Amrani, ao posto de secretário-geral da União Para o Mediterrâneo (UPM), soube-se terça-feira de fonte bem informada em Rabat.

De acordo com a mesma fonte, existe uma « unanimidade dos países árabes para apoiar a candidatura marroquina e para apresentar à parte europeia um único candidato árabe ».

Uma reunião de altos funcionários dos países-membros da UPM está prevista para 25 de maio corrente em Barcelona (Espanha), onde está instalada a organização, e a designação dum novo secretário-geral poderá ser decidida nesta ocasião.

A UPM está sem secretário-geral desde a demissão, em janeiro último, do Jordano Ahmed Massa'deh. Mas, a nível institucional, a União continua copresidida por França e pelo Egito.

Criada a 13 de julho de 2008 por iniciativa do Presidente francês, Nicolas Sarkozy, a UPM agrupa 43 países-membros dos quais, e além dos países da União Europeia (UE), a Turquia, Israel e os países árabes ribeirinhos do Mediterrâneo.

Esta organização ambiciona, entre outros, desenvolver projetos em diversos domínios designadamente o ambiente, o transporte, a energia, a cultura, e a educação e dar uma nova dinâmica à cooperação euro-mediterrânica.

-0- PANA HBK/TBM/SOC/FK/IZ 18maio2011