Rabat, Marrocos (PANA) – O Ministério marroquino da Saúde, anunciou, quinta-feira, 81 novos casos confirmados do novo coronavírus (covid-19), elevando a oito mil e três o número total destes casos registadas no país desde o início da pandemia.
Segundo o coordenador do Centro Nacional das Operações de Emergência de Saúde Pública no Ministério da Saúde, Mouad Mrabat, estes novos casos foram registados na região de Marraquexe-Safi (sudoeste), 31 casos num grande lar familial, relacionado com um caso registado antes, 22 em Tanger-Tétouan-Al Hoceima (norte), 14 em Fès-Meknès (a leste de Rabat), 12 em Casablanca-Settat (sudoeste) e em Rabat-Salé-Kénitra (capital).
O número de óbitos passou para 208, depois do anúncio de duas novas mortes, em Guelmim e em Rabat, indicou Mrabet, precisando que a taxa de letalidade atingiu 2,6 por cento, amplamente inferior à média mundial que se situa atualmente em 5,9 por cento.
Mrabet indicou que 329 casos de curas foram registados, o que eleva asete mil 195 o total de curas no Reino Marroquino, ou seja uma taxa de cura de 90 por cento, superior à taxa mundial (48,3 por cento) e à taxa africana (43,9 por centro).
Indicou igualmente que o número dos casos ativos, ou seja, pessoas ainda assistidas pelos estabelecimentos de saúde, é de 600, com uma taxa de 1,7/100 mil habitantes.
Revelou que 15 casos estão em reanimação ou nos cuidados intensivos.
-0- PANA AT/IN/JSG/MAR/DD 05junho2020