Marrocos acolhe reunião mundial sobre combate ao Estado Islâmico
Marraquexe, Marrocos (PANA) - Marrocos e Estados Unidos coorganizam, desde quarta-feira, uma reunião ministerial da Coligação Mundial para Vencer o Estado Islâmico (EI), consagrada aos esforços em curso na campanha para derrotar essa organização terrorista.
Um comunicado de imprensa do Departamento de Estado norte-americano indica que as discussões vão incidir sobre os meios de manter a pressão sobre o que sobra do Estado Islâmico no Mundo.
As prioridades são a prevenção de um ressurgimento no Iraque e na Síria através da estabilização das zonas libertadas e da busca de soluções duradouras para os reclusos do EI e os seus familiares, bem como da luta contra as redes do EI no continente africano e noutras zonas.
"Os membros da coligação avaliarão igualmente as prioridades ligadas à estabilização, aos combatentes terroristas estrangeiros, ao financiamento da luta contra o EI e os esforços de contramensagens”, precisa o comunicado.
A Coligação Mundial para Vencer o EI foi formada, em setembro de 2014, e comprometeu-se a destruir e finalmente vencer a organização.
Os membros comprometem-se a atacar o EI em todas as frentes, desmantelar as suas redes e conter as suas ambições mundiais.
Além da campanha militar no Iraque e na Síria, a coligação prometeu enfrentar o financiamento e a infraestrutura económica do EI, impedir o fluxo de combatentes terroristas estrangeiros nas fronteiras, apoiar a estabilização e o restabelecimento dos serviços públicos essenciais nas zonas libertadas do Daesh e conter a propaganda do grupo.
-0- PANA MA/BAI/JSG/FK/IZ 11maio2022