Marrocos acolhe 12.º retiro do CSP da UA
Rabat, Marrocos (PANA) - O Conselho de Segurança e Paz (CSP) da União Africana (UA) realizará o seu décimo segundo retiro de 24 a 26 de junho de 2019 em Skhirat, em Marrocos, anuncia um comunicado do ministério marroquino dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional.
Os 15 países membros do CSP, que participarão neste retiro, são a Argélia, Angola, o Burundi, o Djibuti, a Guiné-Equatorial, o Gabão, o Quénia, o Lesoto, a Libéria, a Nigéria, o Rwanda, a Serra Leoa, o Togo, o Zimbabwé e Marrocos, informou o ministério.
Este retiro, que se realiza nas vésperas da próxima presidência de Marrocos do CSP, inscreve-se no âmbito da prorrogação dos retiros anteriores deste organismo, que discutiram, nomeadamente, métodos de trabalho, a paz e segurança em África.
Vários temas serão examinados em Skhirat, nomeadamente a ação do CPS para a prevenção e consolidação da paz em África, métodos de trabalho deste organismo pan-africano, bem como desafios da gestão de crises e da resolução de conflitos em África.
Marrocos é membro do CSP por um período de dois anos (2018-2020), durante o qual atribuiu uma especial importância ao processo de reforma deste órgão central da arquitetura africana de segurança e de paz.
Entre 9 e 10 de maio de 2018, Marrocos organizou um seminário em Rabat (capital marroquina), sobre "Melhorar os métodos de trabalho do Conselho de Segurança e Paz da União Africana", cujas conclusões afirmavam, nomeadamente, a necessidade de se reformar o CSP a fim de o tornar mais eficaz e credível, permitindo-lhe enfrentar múltiplos desafios e ameaças que África enfrenta em termos de paz e estabilidade, refere-se.
-0- PANA AT/IN/IS/CJB/DD 24junho2019