Marrocos acolhe 1.ª cimeira sobre educação pelo desporto em África
Casablanca, Marrocos (PANA) - O Ministério marroquino da Educação e a Organização Não Governamental "Tibu Maroc" anunciaram para 3 a 6 de abril próximo, em Marrocos, duma primeira Cimeira da Educação pelo Desporto em África.
Para além de Marrocos, vários outros países africanos participarão nesta primeira Cimeira da Educação pelo Desporto, que visa descrever o desporto como uma necessidade institucional e de identidade para os países emergentes, disseram organizadores numa conferência de imprensa em Casablanca, em Marrocos.
"Libertar o potencial da juventude africana através do poder do desporto" é o lema escolhido para esta primeira edição, que decorrerá simultaneamente em Casablanca, Rabat, Dakhla, Laâyoune (Marrocos), Dakar (Senegal), Lusaka (Zâmbia), Monróvia (Libéria), Niamey (Níger) e noutras capitais africanas.
O seu objetivo é promover a sustentabilidade transformacional entre todos os participantes e atores, libertando energias, reforçando as capacidades dos actores que acompanham agentes de mudança africanos através do desporto e co-construindo uma advocacia eficaz.
Tendo em conta o atual contexto sanitário, esta cimeira adotará um formato híbrido, nomeadamente através da criação de uma série de atividades que serão realizadas presencialmente.
Outras serão transmitidas através de plataformas de comunicação digital configuradas para o efeito.
Uma plenária ministerial ocorrerá, num formato híbrido, a 3 de abril próximo, em Rabat, e reunirá ministros e embaixadores africanos, organizações internacionais e todos os atores do ecossistema.
De 3 a 6 de abril próximo, 40 conferências, ateliês e sessões de formação serão organizados em torno dos temas ligados à mulher no desporto, à inovação no desporto e ao desporto para o desenvolvimento.
-0- PANA AT/IN/JSG/DIM/DD 31março2021