Lomé, Togo (PANA) - Marrocos vai abrir em breve uma embaixada, no Togo, soube a PANA sexta-feira junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Integração Africana do Togo.
A decisão de Marrocos de abrir uma embaixada, em Lomé, foi notificada ao chefe da diplomacia togolesa, Robert Dussey, pelo seu homólogo marroquino, Nasser Bourita, durante um encontro entre os dois governantes, terça-feira, em Kigali, onde participam na segunda reunião ministerial UA-UE.
Dussey indicou, na sua conta Twitter, que a decisão é fruto do reforço das relações entre os dois países, nos últimos meses.
Na década de 1980, as relações entre Lomé e Rabat não eram cordiais. O falecido Edem Kodjo, então Secretário-Geral da Organização de Unidade Africana (OUA), agora União Africana (UA), reconheceu a existência do Sara Ocidental reivindicado por Marrocos, criando um diferendo entre os dois países.
O Togo tem uma representação diplomática, em Rabat, onde existem muitos cidadãos togoleses grande parte dos quais são estudantes.
-0- PANA FAA/JSG/SOC/MAR/IZ 29out2021