Genebra, Suíça (PANA) – Marrocos foi eleito por unanimidade, quinta-feira, em Genebra, à presidência da Assembleia-Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a título do exercício bienal 2019-2021.
Para este mandato, que entra em vigor a partir de 10 de outubro, Marrocos será o primeiro país árabe e o segundo país africano, depois da Argélia, a presidir à Assembleia-Geral da OMPI, desde a sua criação, em 1967.
A OMPI trata assuntos muito fortemente ligados ao desenvolvimento tecnológico, à inovação, à pesquisa científica e às tendências comerciais globais, impulsionadas pela forte concorrência na apropriação de patentes industriais e comerciais.
"Mesmo assim, a OMPI é cada vez mais a organização em que se estabelecem as apostas essenciais relativamente ao controlo da inteligência artificial, elemento essencial nos braços-de-ferro industriais, comerciais e técnicos engajados no plano global”, explica fonte autorizada.
Segundo a mesma fonte, esta presidência permitirá a Marrocos estar no centro dos debates e pilotar as consultas relativamente à agenda da organização para os aspetos institucionais e estruturais bem como para os textos normativos hoje em negociação.
-0- PANA AT/IN/TBM/MAR/IZ 04out2019