Dakar, Senegal (PANA) - O Mundial de Futebol de 2030 terá lugar em Marrocos, Espanha e Portugal, anunciou quarta-feira a Federação Internacik nal de Futebol (FIFA) num comunicado publicado no seu website.
A candidatura destes três países localizados em ambos os lados do Mar Mediterrâneo foi a única na corrida para suceder ao trio Estados Unidos–Canadá–México que acolherá a próxima edição em 2026, lê-na na nota.
Mas, para assinalar devidamente os 100 anos do Mundial, a FIFA decidiu que as três primeiras partidas da competição de 2030 serão disputadas no Uruguai, que acolheu e venceu a primeira edição em 1930, no Paraguai e na Argentina.
Esta será a primeira vez que o evento acontecerá em seis países distribuídos por três continentes, designadamente África (Marrocos), Europa (Espanha e Portugal) e América (Uruguai, Paraguai e Argentina).
As confederações destes diferentes continentes concordaram com esta fórmula e, segundo o presidente da FIFA, Gianni Infantino, “num mundo dividido, a FIFA e o futebol procuram a unir-se”.
Segundo ele, não se tratará apenas de “celebrar o futebol, mas também de promover uma coesão social e cultural única”, para, de uma certa forma, transmitir “uma mensagem forte de paz, tolerância e inclusão.”
No entanto, os critérios técnicos para tal organização ainda não serão validados, antes do final de 2024, segundo a FIFA.
-0- PANA BKN/IS/SOC/MAR/DD 05outubro2023