Dakar, Senegal (PANA) – Marrocos, Camarões, Tunísia, Senegal e Gana representarão África no Mundial de Futebol Qatar 2022, em novembro e dezembro próximos.
Contrariando as expetativas iniciais de representantes exclusiva ou maioritariamente da África do Norte, o grupo acabou finalmente por ser dominado pela África a sul do Sara que enviará três equipas para o primeiro Mundial organizado no mundo árabe, no termo dos jogos de qualificação disputados terça-feira.
Depois do empate de 1-1 trazido da primeira mão, Marrocos impôs-se em casa por 4-1 diante da República Democrática do Congo.
A Tunísia venceu na primeira mão em Bamako (1-0) manteve a vantagem na segunda mão contra o Mali.
Mas os Camarões e o Senegal conseguiram inverter o quadro a seu favor depois de uma primeira mão menos favorável.
Os Leões Indomáveis, derrotados em casa na primeira mão (0-1), venceram na fortaleza de Blida por 2-1 após prolongamento contra a Argélia.
O Senegal, por seu lado, recuperaram o atraso da primeira mão (1-0), vencendo a disputa de pênaltis (3-1) contra o Egipto.
No duelo da África Ocidental 100 por cento anglófono, o Gana, embora em desvantagem da primeira volta (0-0), obteve na Nigéria o empate a um golo que o qualifica para o próximo Mundial.
Resultados completos: Marrocos - RD Congo 4 - 1 (primeira mão 1 - 1); Argélia - Camarões 1 - 2 AP (primeira mão 1 - 0); Tunísia - Mali 0 - 0 (primeira mão 1 - 0); Senegal - Egipto 1 - 0 AP e 3 TAB 1 (primeira mão 0 - 1); Gana - Nigéria 1 - 1 (primeira mão 0 - 0)
-0- PANA BKN/JSG/DIM/IZ 30março2022