Túnis, Tunísia (PANA) - Patrulhas da Guarda Costeira tunisina resgataram 111 novos migrantes ilegais ao largo da costa da ilha de Kerkannah (sudeste da Tunísia), anuncia um comunicado do Ministério tunisino do Interior.
A maioria dos socorridos é proveniente dos países subsarianos, exceto nove de nacionalidade tunisina, segundo a mesma fonte.
Nas últimas quatro semanas, fluxos sucessivos de imigrantes ilegais partiram da costa tunisina para Itália, o que levou o ministro italiano do Interior a visitar a Tunísia, várias vezes, a última das quais na data de 20 de maio passado, na companhia do comissário europeu para os Assuntos Internos.
O objetivos de tais deslocações foi de pressionar as autoridades tunisinas, para reforçar a vigilância das costas e, ao mesmo tempo, desempenhar o papel de guardiãs contra migalhas na ajuda.
O Ministério tunisino da Defesa anunciou sexta-feira o resgate de 262 migrantes ilegais de diferentes nacionalidades ao largo da costa sul da Tunísia.
Entre os resgatados figuram indivíduos de nacionalidade tunisina e africana, nomeadamente de países subsarianos, com idades compreendidas entre os 15 e os 37 anos, além de duas crianças,
-0- PANA YY/IN/IS/MAR/IZ 31maio2021