Túnis, Tunísia (PANA) - A Marinha tunisina socorreu sexta-feira 262 migrantes irregulares em duas operações distintas realizadas num único dia, anunciou o Ministério tunisino da Defesa Nacional.
Segundo um comunicado do Ministério, a primeira intervenção realizada por uma unidade da Marinha apoiada pela Guarda Costeira resultou no resgate de 58 migrantes tunisinos e subsarianos, cujas idades variam entre 15 e 37 anos, incluindo dois bebés.
Os migrantes disseram ter partido das costas de Sfax, um porto no sudeste tunisino, na noite de 27 para 28 de maio, com destino ao espaço europeu.
No mesmo dia, a Marinha tunisina salvou, ao largo de Sfax, 104 outros migrantes clandestinos de nacionalidades tunisina, marroquina, sudanesa, egípcia e ganense, com idades compreendidas entre os 15 e os 40 anos.
Os resgatados disseram ter partido, na noite de 25 para 26 de maio corrente, de Zouara, na Líbia, com destino à Europa.
Todos os migrantes foram levados para o porto de Sfax, com vista a tomar as medidas necessárias, acrescentou o comunicado.
As tentativas de migração clandestina aumentaram nas últimas semanas em resultado da melhoria das condições atmosféricas.
-0- PANA BB/JSG /DIM/IZ 29maio2021