Agência Panafricana de Notícias

Marinha tunisina salva 12 migrantes clandestinos ao largo da ilha de Kerkennah

Túnis, Tunísia (PANA) - Uma unidade da Marinha tunisina socorreu, quarta-feira de manhã, 12, migrantes clandestinos que estavam a bordo duma embarcação a cerca de 70 quilómetros ao largo da ilha de Kerkennah, no sudeste da Tunísia, anuncia um comunicado do Ministério tunisino da Defesa.

A embarcação estava imobilizada no local devido a uma avaria de combustível, precisa o comunicado sem revelar a identidade dos migrantes socorridos.

As costas de várias cidades tunisinas registam desde o início do ano tentativas de migração clandestina para as costas italianas.

O ritmo destas tentativas aumentou particularmente estes três meses, durante os quais, a Polícia tunisina abortou várias, socorrendo ao largo do Mediterrâneo migrantes cujas embarcações naufragaram ou perderam a direção das costas líbias.

A imprensa italiana indicou que 17 embarcações chegaram às costas italianas em uma semana, no período de 24 a 30 de setembro último, enquanto as autoridades tunisinas abortaram durante o mês de setembro várias outras tentativas e detiveram 554 pessoas.

O Fórum Tunisino para os Direitos Económicos e Sociais indicou, recentemente, que cerca de 35 mil migrantes clandestinos atravessaram, desde a revolução de 2011 a dezembro de 2016, a partir das costas tunisinas em direção da Europa, precisando que mil Tunisinos morreram tentando chegar à Itália clandestinamente.

-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 18out2017